CORONAVÍRUS E NOSSAS CRIANÇAS

O assunto em voga globalmente, que é a infecção por este novo coronavírus, o SARS-COV 2, associado a várias manifestações, denominada COVID 19. Os principais relatos dessa doença são com os adultos, idosos e pacientes com comorbidade. Pouco fala se sobre as crianças.
A doença em destaque, tem como principais sinais e sintomas: cefaleia, dor de garganta, tosse, coriza, mialgia, diarreia, vômito e em alguns casos evoluiu para pneumonia, Síndrome respiratória aguda grave e até mesmo falência de órgãos.
As crianças, em sua maioria, não tem sintomas ou apresentam leves ou moderados. Com raros relatos de hospitalização e óbitos. Vale salientar que a maioria dos casos confirmados, nesse grupo foi após contato com familiares. Apesar disso, elas também disseminam o vírus e muitas vezes sem ninguém saber a fonte, por estarem assintomáticas. Por isso, as crianças, também precisam participar das ações preventivas para conter a disseminação do vírus.
É imprescindível o uso de máscaras em crianças ACIMA de 2 anos. Pois abaixo dos 2 anos há risco de sufocamento. A máscara precisa estar colocada da maneira correta (cobrindo boca, nariz e bem ajustada ao rosto). Ao retirar a máscara, retire sem toca-la e imediatamente lave as mãos. Lavar as mãos com sabão é sempre melhor que utilizar álcool em gel. Não mexa em sua máscara durante o uso! Substitua sempre que estiver suja, úmida, danificada. Não reutilize máscaras descartável. As mesmas precisam ser trocadas a cada 2 horas. Descarte em local apropriado.
Sabemos que o Coronavírus é a doença mais falada diariamente. Entretanto, não podemos esquecer as outras. Mantenha o cartão de vacinação em dia! Não se esqueça das campanhas. Principalmente a vacinação contra Influenza. Mães, vocês podem e devem amamentar. Até o presente momento não há relatos de transmissão através do leite. Caso tenha sintomas respiratórios, mantenha a higiene, lavagem das mãos e uso de máscara durante a amamentação.