A importância da gestão administrativa hospitalar em tempos de crise

Uma gestão administrativa eficiente é fundamental em qualquer empresa, a qualquer tempo. No entanto, em tempos de crise, ela se torna ainda mais importante.

Com a pandemia do Covid-19 os hospitais e clínicas têm sido severamente atingidos pela queda de faturamento e a elevação de custo, em função dos novos protocolos para o enfrentamento dessa doença.

Mas, como ser eficiente nesse cenário?

“É fundamental que o gestor hospitalar tenha na mão todas as informações da empresa. E elas somente são produzidas quando se tem ferramentas de controles internos eficientes. Por isso, é necessário que os responsáveis pelos setores administrativos mantenham a alimentação dos dados que geram os relatórios de custos e fluxo de caixa. O empresário precisa ter bem claro suas fontes de recursos, quais estão sendo seus gastos e, acima de tudo, a correta aplicação desse dinheiro.”

Vale dizer que é muito importante se passar a ter o hábito de fazer reservas. Em tempos de queda no faturamento, quem tem reservas próprias não precisa se submeter a empréstimos de terceiros, que sempre vem com uma carga de juros muito alta.

Saber onde se está, é a melhor forma de se decidir para onde se quer chegar.